Pesquisar este blog

domingo, 19 de dezembro de 2010

Alpinista com paralisia escala montanha de 900 metros

A paralisia impede o americano Steve Wampler de falar e se mexer normalmente, mas não tira a energia que ele tem de viver.











Não se preocupe tanto assim com o alpinista. Steve Wampler está passando o maior aperto, ainda não tem certeza se vai aguentar a subida de quase um quilômetro, mas já enfrentou momentos muito mais difíceis.


E isso foi antes mesmo de nascer. Sem oxigênio por quase seis minutos, preso no útero da mãe, o bebezinho chegou muito perto da morte até que foi, enfim, resgatado pelas mãos do médico.

Em sua primeira escalada, Steve foi acompanhado de três alpinistas profissionais. Todos sabiam que não seria nada fácil passar seis dias na vertical, principalmente por que, em condições normais, a subida acontece num único dia.

E, apesar de toda a valentia, por duas vezes, o alpinista pensou em desistir. "Fazia mais de 30 graus, ventava, e eu não tinha água. Não tinha nem saliva na minha boca, não suava mais. De repente, esfriou muito e comecei a pensar: ‘Isso não está nada bem’".
A água estava com os companheiros e Steve precisava escalar ainda uns 30 metros pra chegar até eles.

"Eu nunca fiquei desidratado daquele jeito. Então eu não sabia o que esperar e pensava: 'Ok, se eu não melhorar vou ter que chamar o helicóptero'".
Como dá pra perceber, a paralisia cerebral que resultou das complicações do parto limita os movimentos do corpo, mas não afeta em nada a inteligência do alpinista.
E, por favor, jamais tenha pena de Steve. Ele acharia um absurdo. É um dos caras mais divertidos e felizes que você pode conhecer.
A gargalhada foi só a primeira de muitas ao longo da nossa conversa, na casa dele em Coronado, na Califórnia.

O alpinista riu à beça também quando eu disse que o achava completamente louco por aquela aventura. E, ainda sorrindo, respondeu: "Ah, muito obrigado!".
Como você pode perceber, Steve ri também de satisfação: foi o primeiro homem com paralisia cerebral a escalar a El Capitán. A montanha de 910 metros de altura que fica na parte central do Yosemite Park, na Califórnia e que, na opinião dele, é a mais assustadora do mundo.
Desistir não seria nenhuma vergonha. O esforço era astronômico e o alpinista quase perdeu a cabeça.

"Minha adrenalina subiu tanto, eu estava num estado mental diferente, assustado. Eu estava quase tendo alucinações, mas antes disso eu bebi água, descansei e consegui voltar ao normal".
Steve é pedra dura, jamais se deixa vencer. Durante mais de um ano, malhou em média cinco horas por dia, fazendo até 1,8 mil repetições de um único movimento.
No primeiro dia na montanha, subiu quase 200 metros, enfrentando nove horas de escalada. Nos dois dias seguintes, mais de sete horas. E, nesse ritmo, o alpinista avançou grande parte do trajeto.
Até que… "Teve um momento no quarto dia em que eu tive que pedir ajuda. Eu estava pendurado na encosta e precisava subir uns dez a 15 metros pela corda, o que eu demorei quase seis horas pra fazer".
Perto da exaustão, na véspera da data prevista pra chegar ao cume, Steve reduziu a jornada para apenas três horas e descansou numa lona improvisada, encostado na pedra, como quem relaxa no sofá de casa.
O homem que praticamente nasceu numa cadeira de rodas teve mil desculpas para desistir dos desafios e viver se lamentando.
Mas os pais o trataram exatamente igual aos outros irmãos e Steve nunca se sentiu especial. Fez grandes amigos brincando com os meninos do bairro, estudou em escolas públicas convencionais, se formou em engenharia ambiental pela Universidade da Califórnia e, não satisfeito, o engenheiro inquieto decidiu que estava pronto para casar.
"No começo, eu fiquei muito assustada", conta Elizabeth Wampler. "Não sabia o que dizer pra ele, eu sofria por ele, achava que ele sofria, que ele não tinha amigos e não queria vê-lo nunca mais para não ferir os sentimentos dele. Só que eu tinha acabado de me mudar para cá e encontrei com Steve em três festas diferentes. Então me dei conta de que ele era muito inteligente, divertido e carinhoso. Mas nunca pensei em sair com ele até que, numa noite, ele me convidou para jantar, eu aceitei, gostei e ele começou a me mostrar que poderíamos ter uma vida normal".



Normal? Normalíssima! Steve e Elizabeth têm dois filhos, dois cachorros e um gato. Trabalham juntos no escritório que fica nos fundos da casa. Se divertem e passeiam juntos o tempo todo.
Sábado, 11h40, e o Steve, além de muito ocupado, é um pai extremamente dedicado. Ele sai para cumprir uma missão importantíssima, um compromisso inadiável.
Quem veste a camisa 12 é Charlotte, a caçula da família. Toda vez que tem jogo, o pai coruja fica impaciente. E, diante da filha, fez uma reflexão: "Nunca poderia imaginar que um dia eu ia casar e ter filhos. É um sentimento muito forte".
"Você deve estar orgulhoso", eu interfiro. E, ainda com os olhos marejados, ele diz: "Sim, acho que sim".
No sexto e último dia da escalada, o alpinista deu mais uma prova da persistência que o acompanhou ao longo de seus 42 anos: pegou pesado por quase dez horas até finalmente conquistar a maravilhosa montanha.
Quando já estava lá em cima, recebeu uma forcinha dos amigos. Também, quem aguenta com esse equipamento? E enfim admirou a natureza de um lugar onde poucas pessoas tiveram o privilégio de estar.
Chorar era quase uma certeza pra alguém que se entrega tão intensamente às emoções dessa vida.
Mas se a essa altura da vida Steve já era um homem casado, pai de dois filhos, engenheiro formado, bem sucedido, para que então se arriscar numa aventura tão perigosa, quanto a escalada de uma montanha? Ele tem pelo menos 250 respostas para essa pergunta.
São as 250 crianças com deficiência física, que todos os anos fazem aventuras no acampamento Hawkey Lake. Foi por causa delas que, em vez de desistir, Steve botou ainda mais força na subida.
Com a ajuda dos patrocinadores, depois da conquista da montanha, ele conseguiu arrecadar dinheiro para mais alguns anos de trabalho no acampamento. E acabou conquistando algo que jamais planejou.
"O efeito que eu não esperava foi a reação das pessoas. Muitos pais que agora olham pros seus filhos maneira diferente, sabendo que eles podem fazer mais do que imaginaram. Agora elas podem dizer: 'Esse cara anda numa cadeira de rodas e consegue tudo isso, então não há motivo pra você não ir a uma universidade, se casar e ter filhos, trabalhar, comprar uma casa. Acho que isso abre caminho pra muita gente".



Sem dúvida, Steve, foi um feito impressionante.
comentario : e ainda existem pessoas que reclamam te tudooooooooooooooooooo, tremenda falta do que fazer!!
 FONTE: http://www.globo.com/

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Suco de romã pode frear metástase de câncer de próstata


Pesquisadores americanos afirmam que suco também poderá ser usado para outros tipos de câncer.



Pesquisadores da Universidade Riverside, da Califórnia, identificaram componentes no suco de romã que podem inibir os movimento de células cancerosas e a metástase do câncer de próstata.
A descoberta, diz Manuela Martins-Green, uma das pesquisadoras, pode ainda ter impacto no tratamento de outros tipos de câncer.
Quando o câncer de próstata reaparece no paciente depois de tratamentos como cirurgia e/ou radiação, geralmente o próximo passo é a supressão do hormônio masculino testosterona, um tratamento que inibe o crescimento das células cancerosas, pois elas precisam do hormônio para crescer.
Laboratório americano aplicou o suco de romã em células de câncer de próstata cultivadas em laboratórioLaboratório americano aplicou o suco de romã em
células de câncer de próstata cultivadas em
laboratório (Foto: SPL via BBC)
Mas, com o tempo, o câncer desenvolve formas de resistir também a esse tratamento, se transforma em um câncer muito agressivo e sua metástase ataca a medula óssea, pulmões, nódulos linfáticos e geralmente resulta na morte do paciente.
O laboratório americano aplicou o suco de romã em células de câncer de próstata cultivadas em laboratório que já eram resistentes à testosterona - quanto mais resistente à testosterona uma célula cancerosa é, maior é a sua tendência à metástase.
Os pesquisadores então descobriram que as células tratadas com o suco de romã que não morreram com o tratamento mostraram uma maior adesão, o que significa que menos células se separavam, e também queda na movimentação dessas células.
Em seguida os pesquisadores identificaram os grupos ativos de ingrediente no suco de romã que tiveram impacto molecular na adesão das células e na migração de células cancerosas no câncer de próstata já em estado de metástase.
'Depois de identificá-los, agora podemos modificar os componentes inibidores do câncer no suco de romã para melhorar suas funções e fazer com que eles sejam mais eficazes na prevenção da metástase do câncer de próstata, levando a terapias com remédios mais eficazes', disse Manuela Martins-Green.
Outros tipos de câncer
A pesquisadora afirma que a descoberta pode ter impacto no tratamento de outros tipos de câncer.
'Devido (ao fato de) os genes e proteínas envolvidas no movimento das células de câncer de próstata serem essencialmente os mesmos que os envolvidos no movimento de células em outros tipos de câncer, os mesmos componentes modificados do suco poderão ter um impacto muito mais amplo no tratamento do câncer', afirmou.
Manuela Martins-Green explicou ainda que uma proteína importante produzida na medula óssea leva as células cancerosas a se mover para a medula onde elas poderão formar novos tumores.
'Mostramos que o suco de romã inibe a função dessa proteína e, assim, esse suco tem o potencial de evitar a metástase das células do câncer de próstata para a medula', disse.
Os próximos planos da pesquisadora são fazer testes adicionais em um organismo vivo com câncer de próstata em em fase de metástase para determinar se os mesmos componentes que foram eficazes nas células cultivadas em laboratório poderão evitar a metástase sem efeitos colaterais.
fonte: G1, ciência e saúde- globo.com
COMENTÁRIO: é minha gente, vovó já dizia.... VAMOS PLANTAR ROMÃ !!!! 

sábado, 20 de novembro de 2010

Você sabia...




1. As marés são provocadas pela força de atracção solar e lunar. Quando o Sol e a Lua formam um ângulo recto em relação à Terra, essas forças de atracção tendem-se a anular, produzindo marés de amplitude mínima ou marés baixas. Quando os dois astros estão na mesma linha, a atracção torna-se máxima e provoca as marés de grande violência.

2. O céu da Terra é azul porque as moléculas de azoto e de oxigénio, que formam a maior parte da atmosfera, filtram a componente azul da luz solar. Já em Marte, o céu é cor-de-rosa, em Urano é verde, em Vénus é amarelo-laranja, em Júpiter é preto e não se vêem estrelas, e em Plutão é negro, mas estrelado.

3. A Lua que vemos é a de poucos segundos atrás - tempo que a luz demora a percorrer a distância entre a Lua e nós.

4. Da Terra vê-se sempre a mesma face da Lua. A face oculta nunca está visível porque o seu movimento de rotação (rotação em torno do seu eixo) tem exactamente a mesma duração do seu movimento de translação (em torno da Terra), que é de vinte e sete dias e oito horas.

5. A distância entre a Terra e o Sol pode variar entre 147 000 000 km e 152 000 000 km, pois a trajectória que a Terra descreve em torno do Sol é elíptica.

6. A luz do Sol leva mais de 8 minutos para chegar à Terra e a sua temperatura chega a 5 500 ºC.

7. A temperatura à superfície do planeta Vénus foi estimada em 462 ºC. Para além disto a pressão é esmagadora e os gases extremamente nocivos (essencialmente ácido sulfúrico e pequenas quantidades de ácido hidroclorídrico e hidrofluorídico).

8. Marte é o planeta mais parecido com a Terra. Possui calotes geladas nos polos, tempestadas de areia, nuvens brancas que flutuam na atmosfera, características que se alteram sazonalmente e também um dia de 24 horas como na Terra. Por todas estas semelhanças a imaginação humana sempre colocou a hipótese de exitir vida em Marte - os marcianos!

9. Saturno está tão distante do Sol, que a sua temperatura ronda os duzentos graus negativos. Esta distância é tão grande que, desde que foi descoberto, em 1846, ainda não efectou uma volta completa em torno do Sol, pois o seu movimento de translação está calculado em 164 anos e 280 dias terrestres.

10. As miragens ocorrem quando a luz atravessa duas camadas de ar com temperatura diferentes. O sol aquece a camada superficial do solo que aquece a atmosfera imediatamente acima do solo. O ar quente deflecte os raios de luz e reflecte o céu. Para o observador as massas de ar actuam como espelho.

11. O ano de 1995 foi o ano mais quente da Terra, pelo menos, desde há cento e quarenta anos, quando se iniciou o registo regular das temperaturas.

12. Se quiséssemos documentar a história do nosso planeta, desde a sua formação, dia após dia, ano após ano, num único volume de exactamente mil páginas, cada página cobriria 4 milhões e meio de anos; as primeiras 250 páginas descreveriam o desenvolvimento das condições essenciais ao aparecimento da vida na Terra, a Idade dos Dinossauros exigiria umas 30 páginas; somente na página 984 apareceria o primeiro mamífero; e testando a nossa capacidade de síntese, tudo o que aconteceu desde a pintura nas cavernas até às viagens espaciais teria de ser condensado na palavra final.



13. Quando uma pessoa está cansada e sonolenta, o processo da respiração é, por vezes, involuntariamente suspendido por alguns momentos. O organismo reage logo, porque esta situação é perigosa, provocando uma reacção semelhante a um espasmo dos múscuços da boca, garaganta e peito, a qual desencadeia uma inspiração profunda, de modo a compensar a paragem na respiração. É este fenómenos que dá origem ao comum "bocejo de sono".

14. Um espirro pode atingir uma velocidade alucinante - até 160 km por hora.

16. Durante a gravidez o útero aumenta quinhentas vezes de tamanho.

17. O electroencefalograma, exame que é realizado para mostrar a actividade cerebral, foi inventado em 1929 e foi através dele que se descobriu que as ondas nervosas jamais cessam, pois o cérbro nunca descança, mesmo durante o sono.

18. Existem diferenças entre os cérebros de um adolescente e de um adulto em relação à produção de mielina (membrana isolante) que reveste os neurónios. Os adolescentes possuem menos mielina a revestir as células nervosas responsáveis pelas funções de reflexão e ponderação.

19. O corpo humano carrega cerca de 4 litros de sangue, que irrigam uma rede de 200 000 km de artérias, veias e capilares.

20. O sangue circula a uma velocidade de 2 km por hora.

21. O coração de um homem adulto é do tamanho de um pulso fechado e pesa, em média, 340 gramas. Funciona a um ritmo de 72 batidas por minuto, 104 000 por dia, 38 milhões por ano e algo em torno de 2,5 biliões de batidas ao longo de toda a vida.

22. Um adulto pisca os olhos 24 vezes por minuto e cada piscadela dura apenas 50 milésimos de segundo. Desta forma ficamos sem ver 1,2 segundos em cada minuto.

23. A cabeça tem, em média, 120 000 fios de cabelos. Cada fio vive cerca de 4 anos. Ao longo da vida, o organismo produz cerca de 3 milhões de fios de cabelo.

24. O cabelo cresce 15 centímetros por ano. Durante a nossa vida, cortamos cerca de 9 metros de cabelo.

25. Cada olho tem cerca de 200 pestanas. No entanto, elas estão em constante substituição, pois cada uma tem apenas 90 a 150 dias de vida.







FONTE: www.portaldascuriosidades.com.br

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Câmera monitora seus sinais vitais por meio de vídeo

No futuro, tecnologia pode funcionar até no espelho


por Redação Galileu

Um aluno do programa de Ciências da Saúde e Tecnologia do Harvard-MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusettes) está desenvolvendo um sistema capaz de medir indicadores de saúde – pulso, respiração e pressão sanguínea – por meio de uma câmera tão simples quanto às webcams que vêm embutidas em notebooks.



O estudante Ming Zher-Poh já demonstrou que o sistema pode extrair medições precisas de pulso por meio de câmeras comuns, de baixa resolução. Agora, ele trabalha para aumentar a capacidade de medição para níveis de oxigênio do sangue, além de pressão arterial.



O aparelho funcionará de modo que o software identifica a posição do rosto na imagem e, em seguida, as informações digitais são captadas e analisadas de acordo com fatores como a variação de fluxo de sangue no corpo.



Segundo Poh, o monitoramente pode ser útil em situações em que ligar sensores ao corpo é difícil ou inviável, como, por exemplo, em pessoas que sofreram queimaduras. Além disso, permitirá consultas médicas via internet ou celular e, ainda, pode evoluir para um sistema embutido em espelhos de banheiros, o que facilitaria a vida de pessoas que precisam de monitoramento contínuo.
 
Assista o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=LyWnvAWEbWE&feature=player_embedded
 
Comentários: já pensou filmar um hospital todo?? auhauhaua cada uma ....

Médicos enxertam mão de garota na perna para futuro transplante.

Menina que teve mão decepada só se recuperou após ficar três meses com órgão preso à perna


por Redação Galileu


A chinesa Ming Li, de nove anos, caminhava para a escola quando teve sua mão esquerda decepada ao ser atropelada por um trator. Os médicos chineses acreditaram que a mão poderia ser salva, mas o braço estava muito machucado para que o implante fosse feito com sucesso. Para que os tecidos da mão não morressem, os médicos enxertaram o órgão em uma das pernas da garota.
A mão de Ming Li só foi implantada de volta em seu braço três meses após o acidente, quandos os médicos avaliaram o tecido não sofreria rejeição por causa do ferimento.
 
O médico Hou Jianxi, porta-voz do hospital de Zhengzhou, local do acidente, afirma que o transplante da mão de volta para o braço foi bem sucedido. "Quando ela chegou ao hospital, a mão estava completamente fora de seu braço. Era muito assustador", disse ele, em entrevista ao jornal Zhoukou Evening Post.



Segundo o médico, citado em reportagem do Orange News, ela já consegue mexer o pulso e o sangue voltou a circular normalmente no braço e na mão. "Com a terapia e mais algumas cirurgias de reparação, Ming Li será capaz de fazer a maioria das atividades sem problemas", disse Jianxi.
 
 
 
 
Comentário: imaginem se isso fose no Brasil.... a mão iria estar na orelha....
realmente se superaram.... Parabéns a eles...

quinta-feira, 3 de junho de 2010

DELÍRIO DE COTARD

A SÍNDROME DOS QUE JURAM ESTAR MORTOS

Gente supostamente capaz de conversar com mortos é até comum, difícil é encontrar alguém que, vivinho da silva e olhando nos seus olhos , jure que está morto.
Essa situação absolutamente surreal pode acontecer. Basta que você se depare com uma pessoa que sofra do chamado delírio de Cotard.
Vítimas desse distúrbio nem sempre acreditam apenas que já morreram, algumas afirmam que não têm mais sangue correndo nas veias , outras que perderam algum órgão. E também as que pensam estar em decomposição. Nos casos extremos , o paciente passa a dizer que virou imortal- pois tem certeza de que morreu, mas continua circulando por aí.
Os delírios seriam cômicos se não fossem trágicos. Entre os que sofrem dos graus mais severos da síndrome, não são raros  casos de suicídios ou morte por inanição. Um dos registros  mais curiosos de que se tem notícia ocorreu com um paciente que , após ter alta de um hospital na Escócia, foi levado para a África do sul. Chegando lá , convenceu-se de que acabara de desembarcar no inferno.
A síndrome de Cotard -assim batizada por ter sido descrita em 1880, pelo neurologista francês Jules Cotard- é um mistério que jpa dura 130 anos. Suas causas continuam obscuras, apesar do grande avanço conquistado pela neurociêncianas últimas décadas.
Para alguns, a origem dos delírios pode estar relacionada a um corte na conexão entre as regiões cerebrais responsaveis pelo reconhecimento facial e aquelas que associam emoções ao semblante humano. Outros acreditam que exista uma ligação entre a doença e outra síndrome de natureza neurológica: a de CAPGRAS .
ÁREAS DO CÉREBRO AFETADAS: giro fusiforme medial e sistema límbico

COMENTÁRIO: se fingir de morto nao é mais desculpa.... auhauahauhauahauhaua

MÃO ALIENÍGENA

ELA TEM VONTADE PRÓPRIA E PODE ATÉ MATAR

Dá pra imaginar quantas situações constrangedoras -ou até perigosas- alguém encararia se , de repende, perdesse o controle sobre umas das mãos? já pensou se ela resolvesse desrrespeitar a namorada de um lutador de jiu-jítsu? Parece brincadeira , mas pode acontecer de verdade com pessoas que sofrem de um distúrbio neurológico conhecido como síndrome da mão alienígena.
O problema é conhecido faz tempo, desde 1908. Não se trata de uma flha no cérebro que , aparentemente, pode ser provocada por derrames , tumores cerebrais ou pancadas muito fortes na cabeça. "Os pacientes frequentemente relatam que uma das mãos[ o mais comum é a esquerda] começa a se comportar como se tivesse vontade própria, agindo de maneira surpreendente e muitas vezes indesejada" diz o neurologista Sergio Salla da universidade de Edimburgo."São movimentos complexos, dirigidos a um determinado objetivo e executados com precisão , ainda que claramente não intencionados" Em casos graves, diz Della Salla, o paciente pode até tentar se auto-estrangular enquanto dorme.
Uma das explicações para o distúrbio pode estar relacionada à-já comrpovada cientificamente- independência dos hemisférios cerebrais( o esquerdo  controlao lado direto do corpo  e vice-versa).
Os defensores dessa tese costumam citar testes feitos na década de 1990na Universidade da Califórnia, nos quais portadores do distúrbio tiveram os olhos vendados e seguraram objetos facilmente indentificáveis pelo tato em cada mão. Com a direita , não encontraram dificuldade para reconhecê-los. Já com a esquerda, o resultado foi oposto- presumivelmente porque o hemisfério direito não conseguiu transmitir a informação para o esquerdo. Essa falha de comunicação estaria na origem da síndrome.
A mão alienígena não tem cura. Mas alguns dos poucos pacientes conhecidos apresentam melhora espontânea - como se o cérebro, subitamente , aprendesse a compensar a disfunção.

ÁREAS DO CÉREBRO AFETADAS: principalmente corpo caloso e área motor suplementar
TOTAL DE CASOS: 50  a 60 descritos na literatura médica até hoje.


COMENTÁRIO: não vão sair se batendo por ai.... já foi dito que isso é raro.... se vc fizer isso é porque é idiota mesmo e não doente .... auhauahuaha

ALOTRIOFAGIA

VONTADE DE COMER O QUE NÃO É COMESTÍVEL

Nomezinho difícil, não é verdade? Pois a denominação popular da alotriofagia é ainda mais estranha: Síndrome de Pica( sem piadinhas)
Trata-se de uma referência a um pássaro comum na Europa, o pica-pica , que tem por hábito encher a pança com quase tudo aquilo que encontra pela frente. O bicho pega e come não  apenas insetos mas também pedrinhas, galhos e qualquer outra coisa que lhe passe goela abaixo. E é exatamente isso o que acontece com uma pesoa acometida pela síndrome.
Quem sofre desse mal desenvolve apetite compulsivo por alguma coisa específica que , além de não comestível, pode fazer um belo estrago no organismo. As mais comuns são terra, giz, carvão, gelo. Mas há relatos de pacientes que preferem pontas de cigarro, cola , objetos metálicos ou de madeira, tinta, sabão e até fezes ( ECAAAAAAAAAAAAA)
Sabe-se que essa doença pode atingir pesoas de todas as idades e sexos, embora seja mais comum em crianças e mulheres grávidas principalmente subnutridas.
Essa constatação leva alguns pesquisadores a acreditar que uma das causas da síndrome possa ser carência de determinados nutrientes.

INCIDÊNCIA: 8 A 74%  entre grávidas;
10 a 32%  das crianças de 1 a 6 anos;
cerca de 25% dos pacientes de instiuições para doentes mentais

COMENTÁRIO: parece que agora foi descoberto o que o Rafael (do Dominó)  tem =D. comer pilhas não é hobby, e sim doença....
auhauhauahauahaua

Urticária Aquagênica

ESTRANHA E IMPROVÁVEL ALERGIA À ÁGUA


As vítimas dessa improvável moléstia estão sujeitas a erupções  cutâneas de gravidade variável toda vez que entram em contato com água-seja na hora de lavar o rosto, tomar um banho ou entrar no mar, seja simplesmente apanhar uma chuva-.As causas da reação, descrita pela primeira vez em 1964, ainda são um mistério para a medicina."Por enquanto , só Deus sabe a explicação" diz Rosella Gallo( especialista da universidade de Gênova) Alguns pacientes enfrentam problemas com qualquer tipo de água- até com lágrimas e suor-. Outros são sensíveis apenas à água quente ou salgada. Suspeita-se de que a alergia possa estar relacionada a substâncias presentes na água tratada, como o cloro. Mas, por enquanto, tudo não passa de especulação.

INCIDÊNCIA: 1 em 230 milhões de nascimentos
TOTAL DE CASOS: cerca de 40 no mundo todo.

COMENTÁRIO: o que vai ter de gente agora falando que tem   essa doença ( pra não tomar banho , lóóógico) vai ser um absurdo.... auhauahuahauaha

Maldição de Ondina

QUANDO O DOENTE SIMPLESMENTE ESQUECE DE RESPIRAR  



MALDIÇÃO DE ONDINA

As  vítimas desse mal simplesmente perdem o controle sobre a respiração- e correm um tremendo risco de "esquecer" de respirar durante o sono.
a denominação popular da doença vem de uma antiga fábula alemã, na qual uma ninfa de nome Ondina lança uma terrível maldição sobre o homem pelo qual se apaixona: por quebrar a promessa de fidelidade , ele nunca mais controlaria a sua própria respiração assim que adormecesse. Na vida real , a síndrome é provocada por uma mutação no gene PHOX2B, localizado no cromossomo 4 e descoberto há apenas 7 anos , em 2003. O gene mutante causa má-formação do bulbo cerebral, o que compromete o desempenho desse órgão como controlador da respiração involuntária. Em casos mais graves, o portador da anomalia se esquece de respirar não apenas surante o sono mas também enquanto está acordado.Resultado: pode ser condenado a usar aparelho respirador 24 horas por dia .
" os estímulos nervosos que deveriam deflagar os movimentos respiratórios acabam não sendo enviados  pelo cérebro aos músculos torácicos" explica o prof. Rubens Reimão (usp)
já descobriram que um simples marca-passo pode substituir os incômodos e desajeitados respiradores na tarefa de evitar a morte por asfixia. Conectado a eletrodos implantados no diafragma do pcte,, esse dispositivo percebe quando o pcte esquece de respirar e dispara um impulso elétrico, induzindo a retomada da respiração.
A técnica ainda está sendo testada , mas parece ser segura e eficiente.

INCIDÊNCIA: 1 em 20 milhões de nascimentos.
TOTAL DE CASOS: pelo menos 300 no mundo.

Mistérios da Medicina

Pra quem nao leu a revista SUPER INTERESSANTE (edição especial) sobre os maiores mistérios da medicina, eu achei legal postar alguns aquii... afinal... assim nóis fica inteligente=D

O primeiro caso é:
O GRANDE PROBLEMA DE NÃO SENTIR DOR => Riley-Day<=

Se pudesse , a maioria de nós provavelmente escolheria ser imune a qualquer tipo de dor. Essa escolha , contudo seria um terrível engano. Por mais estranho que isso possa parecer, sentir dor é algo extremamente importante para a nossa sobrevivência. Afinal, todo mundo sabe que muitos problemas de saúde começam com uma dorzinha aqui ou ali. Trata-se de um aviso, um sinal de alerta emitido por nosso próprio organismo.Indica que alguma coisa não vai bem com o nosso corpo.
O que a maioria das pessoas desconhece é que existe uma doença capaz de levar à quase completa- e muito preocupante- ausência da dor. Seu nome é SÍNDROME DE RILEY-DAY. Sofrer desse mal significa, por exemplo, pisar com os pés descalços em um caco de vidro superafiado e nem perceber , ou coçar os olhos até machucá-los e acabar ficando cego. Issoacontece porque os portadores da síndrome apresentam má-formaçao dos nervos sensoriais periféricos, responsáveis por comunicar a sensação de dor ao cérebro.
A doença é causada pela mutação de um gene específico: o IKBKAP, que se localiza no cromossomo 9 (um dos 23 que compõem o genoma humano) . Sabe-se que esse gene é recissivo- ou seja, são necessárias duas cópias , herdadas do pai e da mãe, para que a síndrome se desenvolva-.
Outro mistério é a alta incidência do gene mutante- e , por consequência, da própria doença- entre judeus asquenazes( oriundos da Europa Central e do Leste europeu). Nesse grupo, observa-se a ocorrência de um caso a cada 37oo indivíduos, contra algo estimado entre 1 e 9 casos a cada milhão no restante da população mundial. A disfunção é grave , não tem cura e leva também à ausência de lágrimas , entre outras complicações.
TRATAMENTO:
lágrimas artificiais, FISIOTERAPIA de tórax, pernas e coluna, refeições pequenas e constantes, higratação e prevenção contra ferimentos acidentais.