Dá pra imaginar quantas situações constrangedoras -ou até perigosas- alguém encararia se , de repende, perdesse o controle sobre umas das mãos? já pensou se ela resolvesse desrrespeitar a namorada de um lutador de jiu-jítsu? Parece brincadeira , mas pode acontecer de verdade com pessoas que sofrem de um distúrbio neurológico conhecido como síndrome da mão alienígena.
O problema é conhecido faz tempo, desde 1908. Não se trata de uma flha no cérebro que , aparentemente, pode ser provocada por derrames , tumores cerebrais ou pancadas muito fortes na cabeça. "Os pacientes frequentemente relatam que uma das mãos[ o mais comum é a esquerda] começa a se comportar como se tivesse vontade própria, agindo de maneira surpreendente e muitas vezes indesejada" diz o neurologista Sergio Salla da universidade de Edimburgo."São movimentos complexos, dirigidos a um determinado objetivo e executados com precisão , ainda que claramente não intencionados" Em casos graves, diz Della Salla, o paciente pode até tentar se auto-estrangular enquanto dorme.
Uma das explicações para o distúrbio pode estar relacionada à-já comrpovada cientificamente- independência dos hemisférios cerebrais( o esquerdo controlao lado direto do corpo e vice-versa).
Os defensores dessa tese costumam citar testes feitos na década de 1990na Universidade da Califórnia, nos quais portadores do distúrbio tiveram os olhos vendados e seguraram objetos facilmente indentificáveis pelo tato em cada mão. Com a direita , não encontraram dificuldade para reconhecê-los. Já com a esquerda, o resultado foi oposto- presumivelmente porque o hemisfério direito não conseguiu transmitir a informação para o esquerdo. Essa falha de comunicação estaria na origem da síndrome.
A mão alienígena não tem cura. Mas alguns dos poucos pacientes conhecidos apresentam melhora espontânea - como se o cérebro, subitamente , aprendesse a compensar a disfunção.
ÁREAS DO CÉREBRO AFETADAS: principalmente corpo caloso e área motor suplementar
TOTAL DE CASOS: 50 a 60 descritos na literatura médica até hoje.
COMENTÁRIO: não vão sair se batendo por ai.... já foi dito que isso é raro.... se vc fizer isso é porque é idiota mesmo e não doente .... auhauahuaha
Gostaria de maiores informações sobre como pode desencadear esse caso. À partir de que idade foi observado.
ResponderExcluir