Nomezinho difícil, não é verdade? Pois a denominação popular da alotriofagia é ainda mais estranha: Síndrome de Pica( sem piadinhas)
Trata-se de uma referência a um pássaro comum na Europa, o pica-pica , que tem por hábito encher a pança com quase tudo aquilo que encontra pela frente. O bicho pega e come não apenas insetos mas também pedrinhas, galhos e qualquer outra coisa que lhe passe goela abaixo. E é exatamente isso o que acontece com uma pesoa acometida pela síndrome.
Quem sofre desse mal desenvolve apetite compulsivo por alguma coisa específica que , além de não comestível, pode fazer um belo estrago no organismo. As mais comuns são terra, giz, carvão, gelo. Mas há relatos de pacientes que preferem pontas de cigarro, cola , objetos metálicos ou de madeira, tinta, sabão e até fezes ( ECAAAAAAAAAAAAA)
Sabe-se que essa doença pode atingir pesoas de todas as idades e sexos, embora seja mais comum em crianças e mulheres grávidas principalmente subnutridas.
Essa constatação leva alguns pesquisadores a acreditar que uma das causas da síndrome possa ser carência de determinados nutrientes.
INCIDÊNCIA: 8 A 74% entre grávidas;
10 a 32% das crianças de 1 a 6 anos;
cerca de 25% dos pacientes de instiuições para doentes mentais
COMENTÁRIO: parece que agora foi descoberto o que o Rafael (do Dominó) tem =D. comer pilhas não é hobby, e sim doença....
auhauhauahauahaua
Nenhum comentário:
Postar um comentário