No futuro, tecnologia pode funcionar até no espelho
por Redação Galileu
Um aluno do programa de Ciências da Saúde e Tecnologia do Harvard-MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusettes) está desenvolvendo um sistema capaz de medir indicadores de saúde – pulso, respiração e pressão sanguínea – por meio de uma câmera tão simples quanto às webcams que vêm embutidas em notebooks.
O estudante Ming Zher-Poh já demonstrou que o sistema pode extrair medições precisas de pulso por meio de câmeras comuns, de baixa resolução. Agora, ele trabalha para aumentar a capacidade de medição para níveis de oxigênio do sangue, além de pressão arterial.
O aparelho funcionará de modo que o software identifica a posição do rosto na imagem e, em seguida, as informações digitais são captadas e analisadas de acordo com fatores como a variação de fluxo de sangue no corpo.
Segundo Poh, o monitoramente pode ser útil em situações em que ligar sensores ao corpo é difícil ou inviável, como, por exemplo, em pessoas que sofreram queimaduras. Além disso, permitirá consultas médicas via internet ou celular e, ainda, pode evoluir para um sistema embutido em espelhos de banheiros, o que facilitaria a vida de pessoas que precisam de monitoramento contínuo.
Assista o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=LyWnvAWEbWE&feature=player_embedded
Comentários: já pensou filmar um hospital todo?? auhauhaua cada uma ....
Nenhum comentário:
Postar um comentário