Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de junho de 2010

DELÍRIO DE COTARD

A SÍNDROME DOS QUE JURAM ESTAR MORTOS

Gente supostamente capaz de conversar com mortos é até comum, difícil é encontrar alguém que, vivinho da silva e olhando nos seus olhos , jure que está morto.
Essa situação absolutamente surreal pode acontecer. Basta que você se depare com uma pessoa que sofra do chamado delírio de Cotard.
Vítimas desse distúrbio nem sempre acreditam apenas que já morreram, algumas afirmam que não têm mais sangue correndo nas veias , outras que perderam algum órgão. E também as que pensam estar em decomposição. Nos casos extremos , o paciente passa a dizer que virou imortal- pois tem certeza de que morreu, mas continua circulando por aí.
Os delírios seriam cômicos se não fossem trágicos. Entre os que sofrem dos graus mais severos da síndrome, não são raros  casos de suicídios ou morte por inanição. Um dos registros  mais curiosos de que se tem notícia ocorreu com um paciente que , após ter alta de um hospital na Escócia, foi levado para a África do sul. Chegando lá , convenceu-se de que acabara de desembarcar no inferno.
A síndrome de Cotard -assim batizada por ter sido descrita em 1880, pelo neurologista francês Jules Cotard- é um mistério que jpa dura 130 anos. Suas causas continuam obscuras, apesar do grande avanço conquistado pela neurociêncianas últimas décadas.
Para alguns, a origem dos delírios pode estar relacionada a um corte na conexão entre as regiões cerebrais responsaveis pelo reconhecimento facial e aquelas que associam emoções ao semblante humano. Outros acreditam que exista uma ligação entre a doença e outra síndrome de natureza neurológica: a de CAPGRAS .
ÁREAS DO CÉREBRO AFETADAS: giro fusiforme medial e sistema límbico

COMENTÁRIO: se fingir de morto nao é mais desculpa.... auhauahauhauahauhaua

MÃO ALIENÍGENA

ELA TEM VONTADE PRÓPRIA E PODE ATÉ MATAR

Dá pra imaginar quantas situações constrangedoras -ou até perigosas- alguém encararia se , de repende, perdesse o controle sobre umas das mãos? já pensou se ela resolvesse desrrespeitar a namorada de um lutador de jiu-jítsu? Parece brincadeira , mas pode acontecer de verdade com pessoas que sofrem de um distúrbio neurológico conhecido como síndrome da mão alienígena.
O problema é conhecido faz tempo, desde 1908. Não se trata de uma flha no cérebro que , aparentemente, pode ser provocada por derrames , tumores cerebrais ou pancadas muito fortes na cabeça. "Os pacientes frequentemente relatam que uma das mãos[ o mais comum é a esquerda] começa a se comportar como se tivesse vontade própria, agindo de maneira surpreendente e muitas vezes indesejada" diz o neurologista Sergio Salla da universidade de Edimburgo."São movimentos complexos, dirigidos a um determinado objetivo e executados com precisão , ainda que claramente não intencionados" Em casos graves, diz Della Salla, o paciente pode até tentar se auto-estrangular enquanto dorme.
Uma das explicações para o distúrbio pode estar relacionada à-já comrpovada cientificamente- independência dos hemisférios cerebrais( o esquerdo  controlao lado direto do corpo  e vice-versa).
Os defensores dessa tese costumam citar testes feitos na década de 1990na Universidade da Califórnia, nos quais portadores do distúrbio tiveram os olhos vendados e seguraram objetos facilmente indentificáveis pelo tato em cada mão. Com a direita , não encontraram dificuldade para reconhecê-los. Já com a esquerda, o resultado foi oposto- presumivelmente porque o hemisfério direito não conseguiu transmitir a informação para o esquerdo. Essa falha de comunicação estaria na origem da síndrome.
A mão alienígena não tem cura. Mas alguns dos poucos pacientes conhecidos apresentam melhora espontânea - como se o cérebro, subitamente , aprendesse a compensar a disfunção.

ÁREAS DO CÉREBRO AFETADAS: principalmente corpo caloso e área motor suplementar
TOTAL DE CASOS: 50  a 60 descritos na literatura médica até hoje.


COMENTÁRIO: não vão sair se batendo por ai.... já foi dito que isso é raro.... se vc fizer isso é porque é idiota mesmo e não doente .... auhauahuaha

ALOTRIOFAGIA

VONTADE DE COMER O QUE NÃO É COMESTÍVEL

Nomezinho difícil, não é verdade? Pois a denominação popular da alotriofagia é ainda mais estranha: Síndrome de Pica( sem piadinhas)
Trata-se de uma referência a um pássaro comum na Europa, o pica-pica , que tem por hábito encher a pança com quase tudo aquilo que encontra pela frente. O bicho pega e come não  apenas insetos mas também pedrinhas, galhos e qualquer outra coisa que lhe passe goela abaixo. E é exatamente isso o que acontece com uma pesoa acometida pela síndrome.
Quem sofre desse mal desenvolve apetite compulsivo por alguma coisa específica que , além de não comestível, pode fazer um belo estrago no organismo. As mais comuns são terra, giz, carvão, gelo. Mas há relatos de pacientes que preferem pontas de cigarro, cola , objetos metálicos ou de madeira, tinta, sabão e até fezes ( ECAAAAAAAAAAAAA)
Sabe-se que essa doença pode atingir pesoas de todas as idades e sexos, embora seja mais comum em crianças e mulheres grávidas principalmente subnutridas.
Essa constatação leva alguns pesquisadores a acreditar que uma das causas da síndrome possa ser carência de determinados nutrientes.

INCIDÊNCIA: 8 A 74%  entre grávidas;
10 a 32%  das crianças de 1 a 6 anos;
cerca de 25% dos pacientes de instiuições para doentes mentais

COMENTÁRIO: parece que agora foi descoberto o que o Rafael (do Dominó)  tem =D. comer pilhas não é hobby, e sim doença....
auhauhauahauahaua

Urticária Aquagênica

ESTRANHA E IMPROVÁVEL ALERGIA À ÁGUA


As vítimas dessa improvável moléstia estão sujeitas a erupções  cutâneas de gravidade variável toda vez que entram em contato com água-seja na hora de lavar o rosto, tomar um banho ou entrar no mar, seja simplesmente apanhar uma chuva-.As causas da reação, descrita pela primeira vez em 1964, ainda são um mistério para a medicina."Por enquanto , só Deus sabe a explicação" diz Rosella Gallo( especialista da universidade de Gênova) Alguns pacientes enfrentam problemas com qualquer tipo de água- até com lágrimas e suor-. Outros são sensíveis apenas à água quente ou salgada. Suspeita-se de que a alergia possa estar relacionada a substâncias presentes na água tratada, como o cloro. Mas, por enquanto, tudo não passa de especulação.

INCIDÊNCIA: 1 em 230 milhões de nascimentos
TOTAL DE CASOS: cerca de 40 no mundo todo.

COMENTÁRIO: o que vai ter de gente agora falando que tem   essa doença ( pra não tomar banho , lóóógico) vai ser um absurdo.... auhauahuahauaha

Maldição de Ondina

QUANDO O DOENTE SIMPLESMENTE ESQUECE DE RESPIRAR  



MALDIÇÃO DE ONDINA

As  vítimas desse mal simplesmente perdem o controle sobre a respiração- e correm um tremendo risco de "esquecer" de respirar durante o sono.
a denominação popular da doença vem de uma antiga fábula alemã, na qual uma ninfa de nome Ondina lança uma terrível maldição sobre o homem pelo qual se apaixona: por quebrar a promessa de fidelidade , ele nunca mais controlaria a sua própria respiração assim que adormecesse. Na vida real , a síndrome é provocada por uma mutação no gene PHOX2B, localizado no cromossomo 4 e descoberto há apenas 7 anos , em 2003. O gene mutante causa má-formação do bulbo cerebral, o que compromete o desempenho desse órgão como controlador da respiração involuntária. Em casos mais graves, o portador da anomalia se esquece de respirar não apenas surante o sono mas também enquanto está acordado.Resultado: pode ser condenado a usar aparelho respirador 24 horas por dia .
" os estímulos nervosos que deveriam deflagar os movimentos respiratórios acabam não sendo enviados  pelo cérebro aos músculos torácicos" explica o prof. Rubens Reimão (usp)
já descobriram que um simples marca-passo pode substituir os incômodos e desajeitados respiradores na tarefa de evitar a morte por asfixia. Conectado a eletrodos implantados no diafragma do pcte,, esse dispositivo percebe quando o pcte esquece de respirar e dispara um impulso elétrico, induzindo a retomada da respiração.
A técnica ainda está sendo testada , mas parece ser segura e eficiente.

INCIDÊNCIA: 1 em 20 milhões de nascimentos.
TOTAL DE CASOS: pelo menos 300 no mundo.

Mistérios da Medicina

Pra quem nao leu a revista SUPER INTERESSANTE (edição especial) sobre os maiores mistérios da medicina, eu achei legal postar alguns aquii... afinal... assim nóis fica inteligente=D

O primeiro caso é:
O GRANDE PROBLEMA DE NÃO SENTIR DOR => Riley-Day<=

Se pudesse , a maioria de nós provavelmente escolheria ser imune a qualquer tipo de dor. Essa escolha , contudo seria um terrível engano. Por mais estranho que isso possa parecer, sentir dor é algo extremamente importante para a nossa sobrevivência. Afinal, todo mundo sabe que muitos problemas de saúde começam com uma dorzinha aqui ou ali. Trata-se de um aviso, um sinal de alerta emitido por nosso próprio organismo.Indica que alguma coisa não vai bem com o nosso corpo.
O que a maioria das pessoas desconhece é que existe uma doença capaz de levar à quase completa- e muito preocupante- ausência da dor. Seu nome é SÍNDROME DE RILEY-DAY. Sofrer desse mal significa, por exemplo, pisar com os pés descalços em um caco de vidro superafiado e nem perceber , ou coçar os olhos até machucá-los e acabar ficando cego. Issoacontece porque os portadores da síndrome apresentam má-formaçao dos nervos sensoriais periféricos, responsáveis por comunicar a sensação de dor ao cérebro.
A doença é causada pela mutação de um gene específico: o IKBKAP, que se localiza no cromossomo 9 (um dos 23 que compõem o genoma humano) . Sabe-se que esse gene é recissivo- ou seja, são necessárias duas cópias , herdadas do pai e da mãe, para que a síndrome se desenvolva-.
Outro mistério é a alta incidência do gene mutante- e , por consequência, da própria doença- entre judeus asquenazes( oriundos da Europa Central e do Leste europeu). Nesse grupo, observa-se a ocorrência de um caso a cada 37oo indivíduos, contra algo estimado entre 1 e 9 casos a cada milhão no restante da população mundial. A disfunção é grave , não tem cura e leva também à ausência de lágrimas , entre outras complicações.
TRATAMENTO:
lágrimas artificiais, FISIOTERAPIA de tórax, pernas e coluna, refeições pequenas e constantes, higratação e prevenção contra ferimentos acidentais.